RSS2.0


Blog Action Day 2009, as mudanças climáticas.





O Blog Action Day desse ano traz o tema sobre as mudanças climáticas. Nos últimos anos os prejuízos causados pelos fenômenos climáticos têm atingido a região sul de forma intensa.

Tivemos todos os tipos de fenômenos climáticos, começamos o ano passado com uma seca que atingiu o Estado inteiro. A seca destruiu ções, reduziu a produção de leite e de carne. Todos os setores da economia tiveram prejuízos.

A seca foi substituída por chuvas torrenciais e frio intenso. O frio destruiu novamente as plantações. Assim a economia baseada no agronegócio tem sofrido com as variações climáticas. E população sofre junto, pois todas as perdas são repassadas aos preços dos produtos consumidos.

Nos últimos meses as tempestades de vento e granizo têm atingido as cidades e uma grande quantidade de casas foram destelhadas. Aqui na região de Santa Maria, na cidade de Itaara mais de mil casas tiveram seus telhados destruídos e ouve uma grande calamidade, pois era uma cidade pequena. Neste caso não foram só as casas pequenas que foram atingidas, devido a intensidade da precipitação de granizo até casas bem construídas tiveram seus telhados quebrados.

Até furacão tivemos e com nome e tudo, chamaram de Catarina, destruiu muitas casas no RS e foi mais intenso no Estado de Santa Catarina. Falando em Santa Catarina, este Estado tem sofrido até mais que o RS nos últimos anos. Quando pensam que acabou uma tragédia vem outra e novamente o povo se encontra em calamidade.

Devido à intensidade das variações climáticas que vem ocorrendo os Governos terão que começar a incluir em seus orçamentos algum tipo de seguro contra as intempéries, pois não dá mais para agir no improviso quando as tragédias ocorrem. Segundo notícias divulgadas o Sul do  é rota para a formação de ciclones e a quantidade de ocorrências vem aumentando a cada ano. Já é quase certa a ocorrência de tempestades intensas e as pessoas precisam ser preparadas para enfrentar esses fenômenos.

Não se sabe ao certo as causas de tantas tragédias, a quem diga que é o aquecimento global e que esse aquecimento é causado pela ação do homem. Então para que esses problemas diminuam é preciso que as atividades sejam modificadas e o meio ambiente não seja tão agredido. Cada atitude nossa, por mais pequena que seja, pode alterar as condições do ambiente que nos certa. Ninguém está isento de culpa ou não tem nada que possa fazer para mudar. É preciso ação de todos os cidadãos. 
Fonte: www.blogdocatarino.com

0 comentários:

BlogBlogs.Com.Br