RSS2.0

BlogBlogs

Brasil vence no YouTube

Brasil vence no YouTube

Curta idealizado por estudantes da PUC-Rio ganha primeiro lugar e US$ 5 mil em concurso


Marlos Mendes



Rio - Uma câmera na mão, uma idéia na cabeça, o primeiro lugar numa disputa internacional e um prêmio de 5 mil dólares. Nada mal para um curta que nasceu de uma idéia despretenciosa de dois jovens estudantes de cinema da PUC-Rio. O curta “Laços (Ties)”, idealizado e protagonizado por Clarice Falcão, 18 anos, e Célio Porto, 17 anos, ganhou o primeiro lugar no Project:Direct, depois de passar numa peneira com milhares de candidatos e disputar com 19 filmes de vários países a preferência e o voto direto dos internautas.

O curta tem direção de Flávia Lacerda, que assina seu primeiro filme, e roteiro de Adriana Falcão, mãe de Clarice, em seu primeiro trabalho para Internet. “A gente não esperava ganhar, só queria fazer e ver no que dava”, conta Clarice, que também compôs a música original para o curta.

O roteiro foi escrito num dia e o filme rodado em outro. A produção custou cerca de R$ 1,5 mil, a maior parte gasta com a edição. “Foi uma surpresa ficar entre os 20 finalistas, achei que não tínhamos a menor chance porque os finalistas foram filmados em película e mais produzidos. Só o nosso foi filmado em câmera digital", lembra Adriana Falcão.

Roteirista da Rede Globo, Adriana não crê que a participação de profissionais descaracterize a proposta do concurso de revelar talentos. “O filme foi idéia de dois jovens que conseguiram agregar bons profissionais. É uma vitória deles", diz.

Prêmio será entregue durante festival nos EUA

Além do prêmio em dinheiro, o primeiro lugar no concurso ganha uma viagem com acompanhante para participar do Sundance Festival, em janeiro nos EUA. A diretora Flávia Lacerda, contudo, não poderá viajar porque acaba de dar à luz. Clarice e Adriana vão representar a diretora e o grupo. O prêmio em dinheiro será dividido entre os participantes.

“Gone in a Flash” (EUA) ficou em segundo lugar e também receberá 5 mil dólares. “My Name is Lisa” (EUA), terceiro colocado, ganhará 2.500 dólares. Participaram filmes de residentes no Brasil, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Itália e Espanha. Os filmes tinham que ser inéditos, falados ou legendados em inglês, e ter no máximo 7 minutos num arquivo de até 100MB.

0 comentários:

BlogBlogs.Com.Br