RSS2.0

BlogBlogs

TI e Ciencias

Espanhóis fazem software para detectar síndrome de Down no pré-natal

Técnica não-invasiva promete confiabilidade de até 90%. Exames diagnósticos alternativos são mais agressivos, dizem médicos.

Uma equipe de ginecologistas espanhóis desenvolveu um novo software, credenciado pela União Européia (UE), que permite a detecção pré-natal das síndromes de Down, de Edwards e de Patau com confiabilidade de 90% nos três meses de gravidez.

O software, chamado de SsdwLab-5, permite a detecção de tais síndromes utilizando e combinando matematicamente diversas variáveis bioquímicas, populacionais, demográficas, ginecológicas e ecográficas para obter uma estimativa quantitativa do risco de sofrer um transtorno genético.

"É um método não invasivo e sem risco, ao contrário dos exames diagnósticos alternativos, que apresentam até risco de aborto", declararam em comunicado os doutores responsáveis pelo programa de computador.

O software, com o qual os ginecologistas espanhóis começaram a trabalhar em 1995, já atraiu interesse de uma multinacional suíça, que adquiriu os direitos do programa para distribuí-lo internacionalmente.

0 comentários:

BlogBlogs.Com.Br